quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A arte de dizer "não" aos filhos



Porque é tão difícil dizer NÃO aos filhos
no mundo de hoje?

Um dos fatores é a falta de tempo. Vivemos uma época em que os pais trabalham muito. De fato, o tempo para a criação dos filhos diminuiu, mas o prejuízo maior disso é a culpa que os pais sentem e a forma que tentam compensar.
Na tentativa de suprirem a falta na vida dos filhos, alguns pais assumem uma postura omissa ao impor limites e corrigir comportamentos inadequados. É comum os pais chegarem ao consultório com pensamentos como: “Mas eu quase não fico com ele. Quando tenho oportunidade, quero fazer tudo para ele!”
Procure lembrar que não é a quantidade que fará a diferença, mas sim a qualidade. Essa qualidade pode ser adquirida de forma simples no cotidiano, seja numa refeição em família, jogando bola juntos, vendo um filme que a criança gosta ou enchê-las de palavras de incentivo. Enfim, aproveitar o tempo em que está com a criança para gerar boas lembranças no futuro.
Ter momentos de qualidade com os filhos inclui também o dizer “não” com coerência. A criança precisa de alguém para norteá-la sobre o que é certo ou errado e ninguém melhor que os pais para fazer isso. Ter coerência significa dizer não quando necessário seguido de uma explicação compreensível para a criança, ou seja, porque ela não deve se comportar dessa maneira.
Ser capaz de transmitir valores pessoais, afetivos e sociais, impondo limites consistentes, é o maior desafio dos pais. É um treino diário e um processo de aprendizagem mútuo. Requer observação das necessidades da criança, que mudarão ao longo de seu desenvolvimento, provocando mudanças na tarefa de educar. É um processo dinâmico que requer muita paciência, coragem e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário