terça-feira, 10 de maio de 2011

Por que meu filho vai mal na escola?




É natural ter problemas na escola? Sim, mas tem aluno que está sempre com dificuldade. Os pais então se perguntam: Por que meu filho vai mal na escola?
Geralmente ao descobrir que o filho vai mal, a primeira reação dos pais é a negação ou a culpabilidade. Eles se questionam de quem é a culpa, do filho que não estuda direito? Deles, pois não tem tempo para ajudar? Ou da escola que não sabe ensinar?
Antes de procurar um culpado, é importante que exista uma investigação, tanto por parte dos pais, quanto dos educadores para averiguar as dificuldades.
São inúmeros os fatores que levam um aluno a apresentar dificuldades. Elas podem aparecer por motivos emocionais, orgânicos, sociais e familiares. Também podem existir problemas neurológicos que irão atingir a capacidade cerebral nas áreas do entendimento, interpretação, leitura, escrita, cálculos e outros.
Na verdade identificar as causas destas dificuldades requer uma intervenção especializada. Um psicólogo, especializado em psicopedagogia tem o preparo para diagnosticar este tipo de problema (mais informações na página atendimento psicopedagogico deste blog).
Porém, antes de buscar a ajuda de um profissional, os pais podem estar atentos a alguns fatores importantes na escola. Comecem verificando se a sala de aula é muito numerosa, isto desfavorece o aprendizado de quem já tem dificuldade. Confiram se o material didático utilizado é objetivo e bem explicativo. Conversem com a equipe de apoio e professores para poder entender o processo escolar com mais clareza. Vejam se as normas e regulamentos da escola são compatíveis com os valores da atualidade. Lembre-se que identificar o problema do aluno antes do final do ano pode evitar a reprovação.
É fundamental que os pais estejam atentos ao desenvolvimento acadêmico de seu filho de forma que: observem se ele faz as tarefas, acompanhem as notas do boletim, estejam presentes nas reuniões, acompanhem o site do Colégio para saber o que está acontecendo e verifiquem sempre a agenda escolar. Lembre-se que a aprendizagem é um processo continuo, e os pais também devem ter esta continuidade na vida de seu filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário