quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Reiki - o poder da cura

O Reiki é uma técnica de imposição das mãos que transmite energia para o equilíbrio físico, psíquico e espiritual. De origem japonesa seu significado é "energia vital universal".


Aprendi a práticar o Reiki e tenho recebido grandes benefícios. Por isso, resolvi escrever sobre o tema. Em especial, quero agradecer a minha amiga e Mestra Arquidamia Carraci , que me orientou na formação desta técnica (do Espaço de Terapias Holísticas - Chama Cristika)


O movimento do ser humano ao não compreender algo é a negação. O da ciência é tentar explicar. Motivado por este interesse, o biólogo Ricardo Monezi, mestre em fisiopatologia experimental pela Faculdade de medicina da USP e pesquisador da unidade de Medicina Comportamental da Unifesp, resolveu estudar a fundo a técnica de imposição de mãos conhecida como Reiki. Começou seu trabalho com camundongos com cancêr, tentando derrubar a tese usual de que as terapias complementares produzem só um efeito placebo. "O animal não cria vinculo com o terapeuta imaginando que será curado nem tampouco alimenta nem um tipo de fé". Os ratos foram divididos em três grupos. Um deles não passou por nenhum tratamento, outro foi cuidado com a imposição das mãos; e o terceiro foi apenas coberto com luvas térmicas. Somente os que receberam energia das mãos apresentaram resultados positivos: o sistema imunológico deles teve maior capacidade de destruir os tumores. A descoberta gerou outro trabalho, agora avaliando o efeito do Reiki em idosos. A prática gera mudanças fisiológicas e psicológicas, como a diminuição da depressão, da ansiedade e da tensão muscular, além do aumento do bem-estar e da qualidade de vida.


A maioria das práticas, chamadas de curas prânicas, vem do Oriente e existe há mais de 6 mil anos. Já foram descritas pelos historiadores antigos muito antes da vinda de Cristo. Há referências sobre isto, num papiro encontrado nas ruínas de Tebas, antiga capital do Egito, entre 1550 e 1067 a. C. Sabe-se que Jesus foi o expoente máximo da cura pela imposição das mãos.

Bem, acredite você ou não, a física atual não consegue classificar a natureza dessa força, mas vários estudos indicam que se trata de energias eletromagnéticas de baixa frequencia que conseguem transmitir ao receptor forçar positivas.

Sendo assim, estar aberto a receber o que nos faz bem é simplismente maravilhoso. Você não acha!!!

Fonte - Texto adaptado da Revista Claudia/ setembro de 2011.







Nenhum comentário:

Postar um comentário